Nome: Manoel dos Reis Machado
Data de Nascimento: 23 de Novembro de 1900
Pai: Luiz Cândido Machado
Mãe: Maria Martinha do Bonfim
Mestre de Bimba: Bentinho (Negro Africano) Capitâo da Cia de Navegaçao baiana
O apelido de "BIMBA" resultou em uma aposta entre a sua mãe, Dona Martinha que acreditava que daria à luz a uma menina e por outro lado a parteira que o assistiu que seria menino. Na hora do nascimento a mãe pergunta para parteira e aí ganhei a aposta e a parteira responde, é "BIMBA" Dona Martinha. Bimba quer dizer o nome do órgão genital masculino no Nordeste, referindo-se às crianças.
Bimba e Hélio Campos |
Seu aprendizado com Bentinho levou 4 anos, a partir deste período passou a transmitir os ensinamentos recebidos e ensinou Capoeira Angola na Capitania dos Portos da Bahia por 10 anos. Seu pai era exímio lutador de Batuque (luta de origem africana muito praticada na Bahia até o começo do século passado extinta com o passar do tempo).
Bimba começou a ensinar em 1918, quando ainda praticava capoeira;
ao perceber que a capoeira estava perdendo seu valor cultural e enfraquecendo enquanto luta, Mestre Bimba misturou elementos da Capoeira Tradicional (capoeira angola)com o batuque a partir daí passou a se chamar "LUTA REGIONAL BAIANA" testando sua eficiência não apenas com capoeiristas e policiais agressores, mas, principalmente desafiando outros lutadores famosos de outras modalidades. Vencendo todas as lutas e quem mais tempo resistiu durou apenas 1 minuto e 10 segundos. Jornais da Bahia relataram seus feitos, fazendo alusão à sua coragem e bravura. Esta luta teve este nome por ser apenas praticada em Salvador, mais tarde com sua expansão passou-se a chamar CAPOEIRA REGIONAL.Seus alunos eram negros e mulatos das classes populares. Mas apesar da pouca idade(18 anos), possuía alunos também de classes privilegiada, como o Desembargador Décio dos Santos Seabra, da família do ex-governador Seabra ; Dr. Joaquim de Araújo Lima , jornalista(Imparcial e Nova Era) e mais tarde governador de Guaporé. Para estes e outros, as aulas eram particulares nos quintais e varandas de suas casas. Monteiro Lobato enviou-lhe uma carta elogiando sua persistência em elevar a capoeira aos níveis atuais, e um livro de sua autoria no qual estava incluso o '22 de Marajó', que contava as façanhas de um marujo capoeirista.
Mestre Bimba um dos capoeiristas mais conceituados em sua época, carismático, lutador temido e jamais vencido em inúmeros desafios e combates públicos, "cantador" e percussionista admirável, discriminado por grande parte dos artistas e intelectuais de Salvador e venerado por seus alunos, realizou uma verdadeira revolução ao criar Capoeira Regional(motivo da discriminação dos artista e intelectuais). Mas até então a capoeira ainda era vista como ''marginalidade ou vadiagem'' pelas altas classes sociais; Analisando isto Mestre Bimba começa a ensinar capoeira regional – priorizando as pessoas de nível social mais alto e universitários; isto tiraria a capoeira da marginalidade, e economicamente era muito mais interessante. Abriu sua academia em 1930 (com o alvará saindo em 09/07/1937), sendo a primeira academia de capoeira da história e a quinta termos gerais do Brasil. Recebeu do inspetor técnico de Ensino Secundário profissional, o titulo de registro "que lhe requereu o Sr. Manoel dos Reis Machado, diretor do curso de Educação Física, sito à rua Bananal, 4.
Bimba na Batéria |
Mestre Bimba também deixou registrado em vinil a sua Regional, gravou um LP (dico de vinil) chamado Curso de Capoeira Regional, que contém cantigas e os toques de berimbau da Regional, sendo uma referencia para quem quer saber esses, também acompanha um livrete com a biografia do mestre e alguns golpes e movimentos da Regional.
![]() |
Mestre Bimba e Seus Alunos |
Em 1949, seus alunos realizam cinco lutas com lutadores de luta livre em São Paulo, vencendo três por nocaute.
Em 1953, é cumprimentado pelo presidente da Republica, Getúlio Vargas, no palácio do governo em Salvador.
Em 1955, apresentou-se com grande sucesso no Teatro José de Alencar, em Fortaleza.
Em 1956, na festa de inauguração da TV Record, em SP, e no mesmo ano na ABI e no Maracanãzinho, no Rio.
Em 1968, apresentou-se com seus alunos para três mil pessoas na Exposição de Pecuária de Teófilo Otôni, em Minas.
Mestre Bimba e Presidente Getúlio Vargas |
Apesar da sua simpatia pelo PC(Partido Comunista), Bimba lecionou muito tempo nos meios militares, em 1930 alunos do CPOR entraram em contato e requisitaram seu Curso de Capoeira Regional, queriam que Bimba desse aulas do forte do Barbalho. Ele foi contra sua vontade, devido aos problemas que os capoeiristas e as classes menos favorecidas tinham com a polícia. Após o primeiro momento e sentindo que financeiramente era um bom negócio, ele deu o curso e se tornou um instrutor muito solicitado por elementos das Forças Armadas. O que mais fascinava os militares era o curso de emboscadas.
- Não beber, e não fumar. Pois os mesmos alteravam o desempenho e a consciência da capoeira.
- Evitar demonstrações de todas as técnicas, pois a surpresa é a principal arma dessa arte.
- Praticar os fundamentos todos os dias.
- Não dispersar durante as aulas.
- Manter o corpo relaxado e o mais próximo do seu adversário possível, pois dessa forma o capoeira desenvolveria mais.
- Sempre ter boas notas na escola.
0 comentários :
Postar um comentário