Ads 468x60px

Create your own banner at mybannermaker.com!

Mestrando Charm todas ladainhas do vol 3


Tempo Perdido (Charm)

Passarinho que perde pena
(Passarinho que perde pena)
Peixe que perde as escamas
Eu não vou perder meu tempo
Atrás de quem não me ama
(Eu não vou perder meu tempo
Atrás de quem não me ama)
Essa vida é uma troca
Entre perder ou ganhar
A você dou meu carinho
Seu amor quero ganhar
Quando faço um berimbau
Sei que eu não vou perder
(Quando faço um berimbau
Sei que eu não vou perder)
Vou escutar seu som
Na hora do entardecer
Quando ensino um menino
Bons modos vai aprender
(Quando ensino um menino
Bons modos vai aprender)
Mas depois quero que siga
O caminho do bom viver
Camará...



Bom Instrumento (Charm)

Traga pra mim uma boa madeira
Que eu faço instrumento
Pra essa capoeira

Traga pra mim uma boa madeira

Uma boa madeira, uma boa madeira

No meu tempo não existia
Essa tal de mamadeira
Por isso eu fui criado
Em som de gunga de boa madeira

Se você for à Bahia
Seu Waldemar não vai achar
Mas procure João Pequeno
Que ele tem uma madeira pra lhe dar

Mestre Bimba já contava
Dizia dessa maneira
Se tiver bom berimbau
Vai ter boa capoeira

Menino preste atenção
No motivo da cantiga
Cuide dos seus instrumentos
Berimbau é coisa viva



Céu em Festa (Charm)

Hoje o céu está em festa, lelê
Eu vejo o anjo descer
O berimbau já tocou o seu lamento
Só falta agora Mestre Bimba aparecer
Mas hoje o céu...

Hoje o céu está em festa, lelê
Eu vejo o anjo descer
O berimbau já tocou o seu lamento
Só falta agora Mestre Bimba aparecer

Hoje a roda vai ser boa, lelê
Vai ser de arrepiar
Estão presentes Seu Pastinha e Seu Traíra
Seu Waldemar pois acaba de chegar
Mas hoje o céu...

Viola está chorando, lelê
Quando viu o Mestre chegar
Seu Caiçara já gritou o seu iê
Benzeu o corpo e começou a cantar
Mas hoje o céu...

O gunga gemia e lamentava, lelê
No toque de Santa Maria
Quando eu cheguei perto da roda pra jogar
Paulo dos Anjos me falou não é o seu dia
Mas hoje o céu...

Depois da roda formada, lelê
Veio a Iúna avisar
Que Mestre Bimba já está se preparando
Ele pediu pra tocar a regional
Mas hoje o céu...

Eu não sei se foi um sonho, lelê
Ou se foi a realidade
O Mestre Bimba tocava seu berimbau
E eu cantando na maior felicidade
Mas hoje o céu...

Eu não sei se Deus consente, lelê
Quero fazer um pedido
De ver Seu Bimba cantando em uma roda
As suas chulas e também os seus corridos
Mas hoje o céu...



Bom Jesus da Lapa (Charm)

Bom Jesus da Lapa, ê
Bom Jesus da Lapa

Bom Jesus da Lapa, ê
Bom Jesus da Lapa

Eu nunca fiz inimigo
Sei aonde vou pisar
Eu só peço proteção
Pra maldade afastar

Eu pedi você ajuda
Para nada me faltar
Pois agora eu lhe agradeço
Bom Jesus da Lapa

Quem manda no mundo é Deus
E ninguém pode negar
Eu não acredito em Santo
Não carrego patuá

Abençoe o meu caminho
Por onde eu caminhar
Ilumine a escuridão
Pra eu sempre enxergar



Madeira Boa (Charm)

Vou esperar a lua voltar
Eu quero entrar na mata ê
Vou tirar madeira boa
Pro meu berimbau fazer

     Vou esperar a lua voltar
     Eu quero entrar na mata ê
     Eu vou tirar madeira boa
     Pro meu berimbau fazer

Madeira boa é como amizade
É difícil de encontrar
E a amizade eu guardo no peito
E a madeira, faço meu berimbau

A noite vem, eu entro na mata
Lua clareia eu vou procurar
Jequitibá, maçaranduba
O guatambu eu devo achar

Se o Mestre Bimba estivesse aqui
Pra me ensinar e escolher madeira
Eu entraria agora na mata
Tirava Ipê e Pau-Pereira
  
Na lua cheia eu vou colher os frutos
E na minguante eu tiro a madeira
Para fazer o meu berimbau
Para tocar na capoeira

Na velha África se usava o Ungo
Nas grandes festas religiosas
O Mburumbumba em dialeto Umbundo
É o berimbau que conquistou o mundo


Muro da Lamentação (Charm)

Muro da lamentação
(Muro da lamentação)
Ali pude comprovar
Meu corpo tremia tanto
Que eu não pude controlar
Meus olhos lacrimejaram
Deu vontade de chorar
Em saber que Jesus Cristo
Ali pôde caminhar
(Em saber que Jesus Cristo
Ali pôde caminhar)
Mas também meu deu tristeza
Daquele povo de lá
Que eles não tem fé em Cristo
E ele veio pra nos salvar
Estão esperando um messias
Que jamais pode chegar
Isso tudo eu enxergo
E cada dia entendo mais
Que o caminho de Jesus Cristo
É estreitinho demais
E na pedra que lavou Cristo
Eu pude botar a mão
Pois lavei a minha alma
E também meu coração
Fui na via dolorosa
E voltei dois mil atrás
(Fui na via dolorosa
E voltei dois mil atrás)
Só agora eu entendo
Porque mataram o rei da paz
Camará...



Ave Maria (Charm)

Ave Maria ia, Ave Maria ia

Ave Maria ia, Ave Maria ia

Jesus Cristo veio ao mundo pra nos dar sabedoria

Veio no ventre de uma bela chamada Virgem Maria

Se você já tem seu Deus que te dê grandes magias

O meu Deus é o Rei os Deuses, dono da paz e da alegria

No Monte das Oliveiras, todo mundo se arrepia

Foi ali que Cristo orou durante muitos dias

Lá na via dolorosa, eu andando não entendia

Por que um Deus tão poderoso passou tanta agonia

Jesus Cristo foi batizar lá no meio do Rio Jordão

Quando João lhe avistou, dobrou o joelho e foi pro chão



A Paixão de Salomão (Charm)

Salomão cadê a Rainha de Sabá
Salomão cadê a Rainha de Sabá
Que você queria tanto
Pro seu reino reinar

Salomão cadê a Rainha de Sabá
Salomão cadê a Rainha de Sabá
Que você queria tanto
Pro seu reino reinar

Rei Salomão
Era muito admirado
Na antiguidade
E na capoeira do passado
Salomão cadê...

O seu reinado
Fruto de grandes tiranias
Era filho de Davi
Comandou com sabedoria
Salomão cadê...

Uma negra africana
Por nome Rainha de Sabá
Já enfrentou muitas guerras
Ninguém pôde dominar
Salomão cadê...

A Rainha de Sabá
Quando encontrou Rei Salomão
Viu nele um grande homem
Que conquistou seu coração
Salomão cadê...

Seu Mestre foi Salomão
Seu Bimba cantava assim
Que a estrela de seis pontas
Seu brilho nunca tem fim
Salomão cadê...

Rainha de Sabá
Tinha muita valentia
Feito Maria Doze Homens
Que vivia na Bahia
Salomão cadê...

Que você queria tanto

Pro seu reino reinar 


Maré Alta (Charm)

A maré só vem
Pra quem é marinheiro
Sofrimento teve
O negro no cativeiro

A maré só vem
Pra quem é marinheiro
Sofrimento teve
O negro no cativeiro

A maré ta alta
Vou rezar pra melhorar
Quem anda com Deus
Nada pode lhe assombrar
A maré só vem...

O negro amarrado no tronco
Implorava por senhor
Mas Deus só dá o frio
Conforme o cobertor
A maré só vem...

Quando a maré tá baixa
Siri brigou com guayamum
Mas quando a maré ta alta
Prá ele não escapa um
A maré só vem...

O negro venceu maré
Tem força dos ancestrais
É sangue de um povo
Que lutou tempos atrás
A maré só vem...

Quem anda na chuva
Certamente vai molhar
E o bom marinheiro
Tem que saber nadar
A maré só vem...


Imensidão (Charm)

Eu sou um grãozinho de areia
Perdido na imensidão
Na imensidão quando a maré ta cheia

Eu sou um grãozinho de areia
Perdido na imensidão
Na imensidão quando a maré ta cheia

Eu no mundo não sou nada
Tem gente que quer ser tudo
Maior do que o universo
Foi Deus que fez esse mundo

Não cai a folha da árvore
Que meu Deus não possa ver
Eu sou apenas um grão
Querendo sobreviver

Eu sou apenas um grão
Mas o berimbau é tudo
Que preenche minha alma
E o vazio profundo

Poderia ser as matas
Quem sabe as cachoeiras
Mas eu quero ser um grão
Enterrado na areia


Sonho (Charm)

Quando eu for embora
E nunca mais eu existir
Virei ao mundo como chuva de inverno
Caindo na cumeeira lavando toda tristeza
Também virei como vento passageiro
Varrendo seu terreiro sem limpar seu coração
Também virei como um sol de verão
Aquecer seu corpo inteiro
Incendiar sua paixão
Também virei como a flor do cerrado
Com cheiro amargurado de saudade de você
Também virei como o gênio berimbau
Pra soprar no seu ouvido
Zum zum zum bem natural
E finalmente como sonho bonito
Só pra provar pra você que o amor é infinito
Camara.....



Saci (Charm)

Eu saí de manhã pra trabalhar
Saci-pererê veio me amolar

Saí de manhã pra trabalhar
Saci-pererê veio me amolar

Eu não sei se é uma lenda
Ou se é coisa verdadeira
Quando fui roçar o pasto
Encontrei o Saci na capoeira

Andei pelo meu caminho
Andei pela mata afora
Eu topei com o Saci
Brigando com Caipora

Meu cavalo refugou
Meu facão caiu no chão
De longe eu avistei
O Saci-pererê lá no pilão



Grito Karajá (Charm)

Tecé, tecé de Nadi ouó
Tecé, tecé de Nadi ouó
Eu grito tece...

Tecé, tecé de Nadi ouó
Tecé, tecé de Nadi ouó

Kananxuê fez as estrelas e as matas
E fez os rios pra Urá-urá viver
Ô eu grito tece...

Biça voou foi pra nunca mais voltar
E foi viver junto com Toriuá
Ô eu falo tece...

Dentro da trilha do sol Tainakan se iluminou
Levando toda tristeza que Xandióre deixou
Ô eu grito tece...

Matuauri me avisou das cores de Uadi
Quem passar por baixo dele chega no reino de Ularri
Eu grito tece...



Bem-te-vi (Charm)

Em cima daquela galha
Bem-te-vi também te viu
Viu, viu, viu
Bem-te-vi também te viu

Em cima daquela galha
Bem-te-vi também te viu
Viu, viu, viu
Bem-te-vi também te viu

Bem-te-vi estava cantando
Em cima da ingazeira
Quando ele olhou pra baixo
Avistou a capoeira

Eita pássaro formoso
De cantar bem afinado
Vem voando lá de longe
Deixar meu bem do meu lado

Apesar de cantador
Também foi traidor
Jesus Cristo se escondia
Bem-te-vi lhe entregou

Bem-te-vi você agora
Sei que anda arrependido
Foi cantar na hora errada
Apontando Jesus Cristo



Barca Furada (Charm)

Quem quer atravessar o mar
Navega no veleiro bom
Não entra na barca furada
Que ela funda e te deixa na mão

Quem quer atravessar o mar
Navega no veleiro bom
Não entra na barca furada
Que ela funda e te deixa na mão

Me diga com quem tu andas
Que eu já sei aonde vais
Nesse beco sem saída
Meu camarada volta para trás

Quando se dorme fecha um olho
E o outro fica arregalado
Sempre prestando atenção
No inimigo que está do lado

Quando for abrir a boca
Pense no que já foi dito
Minha vó sempre me falava
Boca fechada não entra mosquito

Antes tarde do que nunca
Quem avisa amigo é
Vou te dar o meu conselho
Você aceita se você quiser



Cinquentenário (Charm)

Meu Mestre tem meio século
De muita sabedoria
Já amansou burro bravo
Na espora que o bicho chia
E trazendo os fundamentos
Do meio da sertania
Homem bem desconfiado
Como um coelho na armadilha
Quando chegou na cidade
Já sabia o que queria
Fez da capoeira a vida
Da vida filosofia
O mundo te reconhece
Como a noite conhece o dia
Deus que te proteja agora
E Nossa Virgem Maria
Vem fazendo sua história
Desde os tempos da Bahia
(Vem fazendo sua história
Desde os tempos da Bahia)
Sei que o tempo não apaga
O que é bom tem sua valia
Camará...



Rodiá de Cobra (Charm)

Zinga ê é Rodia

Zinga ê

Dito Carajá

Zinga ê lá na mata

Cuidado no pisar

Cuidado menino

Que a cobra vai morder

É cobra pantaneira

Cuidado no trieiro

Leve dente de alho

Pra se proteger

Menino ó cuidado

Sucuri laçou boi

Arrastou pro Berô

Rirare está chorando

Coração cheio de dó

Menino vai embora

Cuidado no pisar



Agradecimento (Charm)

É hora de agradecer, ioiô
É hora de refletir, ô iaiá
Por tudo que já passei nessa vida
Pelos bons ensinamentos
Eu agradeço a Seu Camisa

É hora de agradecer, ioiô
É hora de refletir, ô iaiá
Por tudo que já passei nessa vida
Pelos bons ensinamentos
Eu agradeço a Seu Camisa

Quando as estrelas brilham no céu
Elas estão sempre a sorrir
É como eu na roda cantando
Quando chega meu Mestre
O berimbau já vai chorando

E a lua vai despedindo do sol
Por que o dia já vai raiar
Mas eu não quero me despedir
Depois tudo que eu aprendi
Aqui é o meu lugar

Os pássaros têm que deixar o ninho
Por que a hora de voar chegou
Mesmo que eu aprenda a voar
O meu berço eu não deixo
Por que aqui quero ficar

O vento quando sopra na serra
Avisa que a chuva chegou no sertão
Parece a lágrima que cai do meu rosto
Afastando o desgosto
Quando aperto a sua mão



Maré Baixa (Charm)

Quando a maré baixar
Vou encontrar dendê
Vou encontrar dendê ê ê
Do outro lado do mar
Eu vou...

Quando a maré baixar
Vou encontrar dendê
Vou encontrar dendê ê ê
Do outro lado do mar

Quando a maré ta alta
No barco eu vou remando
Eu penso em Deus do céu
E a vida vai melhorando
Eu vou...

A inveja, maldade e a raiva
São coisas pra destruir
Firme o corpo, seu moço
Nunca pense em desistir
Eu vou...

Se na vida tem barreira
Não pare e siga em frente
Lembre que o vencedor
É quem tem a força da mente
Eu vou...

Navego em alto mar
Para poder entender
Eu sei que o bom marinheiro
Também tem que ter dendê
Eu vou...



Feitor (Charm)

Suspenda o chicote, seu moço
Não bata no negro mais não
Não bata no negro mais não
Não bata no negro mais não

Suspenda o chicote, seu moço
Não bata no negro mais não
Não bata no negro mais não
Não bata no negro mais não

Esse negro é peçonhento
Sabe a hora de atrair
Ele caiu na margaça
Tão cedo não volta aqui

Ele é como nódia de caju
Quando pega queima a mão
É como cobra coral
Nas garras do gavião

Esse nego tem astúcia
Já caiu na parambeira
Mas também ele é danado
Nessa tal de capoeira

Esse negro ele é tinhoso
Anda de qualquer maneira
Sabe muita reza brava
Pra soltar suas cadeiras



Zumbimba (Charm)

Ê Zumbimba, ai, ai ,ai ,ai
Ê Zumbimba

Ê Zumbimba, ai, ai ,ai ,ai
Ê Zumbimba

Se você não foi no CEMB
Deve ir pra conhecer
Pra aprender as sequências
E buscar muito dendê

No grande chapéu de palha
Que o Mestre mandou fazer
Meu Deus quantos ensinamentos
Que de lá vem pra você

Se você tem sono leve
Não precisa preocupar
Mas se tem sono pesado
O pavão vai lhe acordar

Pra chegar nesse lugar
Você pode se perder
Use da percepção
Que o capoeira tem que ter

Depois de muito aprender
O que mais me incomoda
É ter que deixar meu Mestre
Pois eu tenho que ir embora



Hora de Mandingar (Charm)

Ta na hora de jogar
Vamos lá vadiar

Ta na hora de jogar
Vamos lá vadiar

O berimbau me convidou
Eu não posso recusar
Eu benzo o meu corpo
E entro para jogar

E quando chega a hora
Pra mim é uma alegria
Eu pego no berimbau
E começo a cantoria

A roda passa do meio
Berimbau falou assim
O jogo termina agora
A capoeira não tem fim

Pra quem vive capoeira
Quando o berimbau desarma
É uma tristeza de espírito
E os olhos enchendo d’água


 www.opencapoeira.blogspot.com o site do capoeira

0 comentários :

Postar um comentário

 

Volta do mundo

Dihitt

Open Capoeira no Mundo

free counters

Total de visualizações de página

Site Protegido