Ads 468x60px

Create your own banner at mybannermaker.com!

Mestre Boca Rica


Nascido em Maragogipe, no lendário recôncavo baiano, Manoel Silva, veio para Salvador aos 15 anos e se filiou na Academia de mestre Pastinha acompanhando-o até seus últimos dias.Mestre Boca Rica uma lenda viva dentro da capoeira, com 63 anos de idade, no qual 40 dedicados à capoeira, um dos poucos que ainda joga na roda de capoeira com esta idade. Ganhou este apelido do mestre Pastinha, que se baseou pelo uso de dentes de ouro em toda parte superior da boca, que na década de 60 era questão de status (hoje não utiliza mais a dentição por conselho medico).
Mestre que tem enorme preocupação com a bateria da capoeira e tenta orientar seus alunos e aqueles que tem a humildade de lhe perguntar sobre o assunto. Sendo considerado por todos um mestre “boa gente” daquele que sabe lidar com as pessoas, assim podendo expor seu conhecimento sem confrontar aqueles que divergem da sua opinião.
Mestre cantador, fazendo todos que o ouvem cantar emocionar-se, tendo por testemunho de diversas pessoas chegarem a chorar com suas Ladainhas bem cantadas, tem a capoeira como marca registrada na sua vida, viajando pelo mundo todo para falar e jogar capoeira.
Foi um dos diretores da A.B.C.A. (Associação Brasileira de Capoeira Angola), ele procura passar para aqueles que o tem atenção e seus alunos que a capoeira está perdendo sua originalidade, fica triste por aqueles que pensam ser capoeira Regional sem saber até porque foi dado este nome, muito menos os toques, instrumentos que acompanham cada toque. O Mestre Boca Rica também passou um período freqüentando a academia de Bimba assim podendo pegar todos os toques e as regras que Bimba incorporou a capoeira.
Atualmente, quando está em Salvador, procura comandar aulas em sua academia no Largo do Tanque, conseguida após sua transferência da academia no Forte de Santo Antonio onde deu aulas por muitos anos.
Palavras do Mestre Boca Rica: “Mestre Pastinha falava: Eu sei que vou morrer, mas quero ver a capoeira no lugar dela, no teatro, na televisão, no cinema, na escola, na universidade... Aí eu falava comigo: será que esse velho tá ficando maluco? E não deu outra, a capoeira veio crescendo, hoje tá em mais de 200 países pelo mundo afora. Nós já estamos descendo a ladeira e são vocês que têm que levar essa capoeira de angola pra frente, não a deixar morrer, se acabar”.

0 comentários :

Postar um comentário

 

Volta do mundo

Dihitt

Open Capoeira no Mundo

free counters

Total de visualizações de página

Site Protegido