Ads 468x60px

Create your own banner at mybannermaker.com!

Cobrar ou não cobrar eis a questão???


Em relação ao cartaz que anda sendo divulgado nas paginas do facebook sobre a
cobrança  do trabalho na capoeira .  Open tomou a iniciativa e foi perguntar para os capoeirista o que eles achavam.
 Através do mesmo fomos ver quais eram as opiniões ao contatarmos 20 capoeiristas todos se mostraram a favor da cobrança então para apimentar as coisas o Open Capoeira fez outra pergunta. Você sabe quanto custa um CD de capoeira no país de Angola maioria respondeu que não sabia outros arriscaram 20 a 30 reais após saberem que custavam 25 a 35 dólares americanos ficaram abismados cerca de 42,75 para mais se calcularmos por 35. Todos disseram que quem treinava capoeira em angola eram aqueles que não passavam por miséria. Mas quero lembrar a todos que nos hoje temos de ter o mínimo de consideração deste povo miserável ou não por assim dizer pois foram as origens deles misturadas as origens brasileira que criaram a capoeira. Em relação ao cartaz estamos batendo em pontos errados. O trabalho tem de ser valorizado? tem sim de ser valorizado eu mesmo paguei minha vida toda por aulas curso materiais de capoeira e naquela época era uma fita cassete com 5 musicas de cada lado e se não cuida-se o gravador engolia e lá se ia meus 10 reais.
Mas em conversa com um professor do México Open acho o erro de a capoeira estar tão banalizada a falta de controle de mercado hoje alunos se tornam mestres do dia para noite tem gente que te vende um corda de mestria por 5 mil reais por telefone sem se quer  você
Ter levantado uma perna. Acho que temos não te cobrar somente aos alunos mas também as confederações só que para isto temos de estar também em dia com nossas obrigações. Agora deixo aqui uma pergunta para finalizar esta matéria e que será alvo de uma nova matéria.
Você é associado a CBC  (Confederação  Brasileira de capoeira)ou qualquer federação regional?

Um comentário :

  1. Concordo com a matéria. Quanto a pergunta, não vou condenar as associações, as acho até necessárias para garantir o espaço de treino sem inconvenientes. Mas o trabalho digno não vem atrelado a isto. Vem sim, da boa orientação de um Mestre consciente de sua responsabilidade com os alunos e com o grupo que pertence ou forma. Vem do conhecimento que possui dos fundamentos da capoeira e da preservação de suas características e origens. Muitas associações se estabelecem pelo lado jurídico, porém criadas por quem não tem vivência e nem sabedoria para entender a arte e a que ela veio.

    ResponderExcluir

 

Volta do mundo

Dihitt

Open Capoeira no Mundo

free counters

Total de visualizações de página

Site Protegido