Ads 468x60px

Create your own banner at mybannermaker.com!

Mais um marco:30/03/1984 , 30/03/1997 e 30/03/2012

Simplesmente eu
Muitos não sabem o que estas datas querem dizer ou  o que elas significam: 

Então para muitos leitores do Open Capoeira hoje sera um dia de revelações. Exatamente a 28 anos atrás, nascia na cidade de Tramandaí / Rio Grande do Sul, em uma família humilde,  um menino chamado Tiago Fernando de Matos Jaques, que é este que vos escreve e procura materiais para poder levar, agregar a capoeira a todos. Muitos, a tempo, através do face e Orkut perguntavam:" Quem e você ?"; e eu respondia: "Sou apenas o Open Capoeira."; mas, em momento algum, alguém questionou  minha resposta e então o assunto morria ali. Entretanto pessoas que me conhecem bem, perguntavam : " Quando você vai divulgar quem é você?"

Mestre sombra e eu

confraternização

  Eu logo os respondia: "Quando isto fizer parte de minha vida. "

   E hoje, caros leitores do Open Capoeira, é parte de minha vida.

   Hoje, exatamente hoje, estou completando 28 anos de vida e 15 anos de capoeira; também a 15anos atrás, exatamente neste dia, eu vi uma Turma descendo a rua 59, do Bairro Parque Antártica em Capão da Canoa, para treinar capoeira então cheguei a meus pais e disse: "Quero treinar capoeira!" , a vida naquela época não era fácil e o treino custava trinta reais; naquele momento, vi nos olhos de meus pais, uma dor e uma indecisão; pois se pagassem o treino não teriam dinheiro para me dar um presente.

  Em um ato sábio, ligeiramente minha mãe pôs sobre mim a lição da responsabilidade e me respondeu: " Meu filho não temos muito dinheiro e iriamos te dar um presente,

Eu, Mestre King e Polenta

roupa ou algum brinquedo que você quisesse. Tem realmente certeza que é isto que você quer? Pois não sei se poderemos pagar todos os meses, pode ocorrer de você poder treinar só um mês e não podermos pagar os meses adicionais que os anos venham a trazer."

 Aquilo me balançou, eu tinha de escolher e eu era apenas uma criança, então respondi mesmo que não treinasse mais de que um mês eu queria conhecer a capoeira, peguei aqueles trinta reais e sai correndo em direção a um

Eu, Professor Tubarão este homem
também fez muito por mim no mundo
da capoeiro meu muito obrigado

salão grande com tablado de madeira; de longe já se ouvia o som dos instrumentos. Chegando lá fui falar com o instrutor de capoeira que se chamava Pedro do Grupo Oxossí ,conhecido como Pedro Foca, comentei que naquele dia eu também estava de aniversario e ele me respondeu: "No dia de seu aniversario vou lhe dar um presente não precisa pagar!".

  Logo fui me enturmando, tínhamos quase todos a mesma idade; lá pude conhecer Lambari, Índio, Polenta entre outros, o tempo foi passando e eu continuava treinando, apesar de muitos dizerem que aquilo não era para mim, não sabia tocar nem sequer jogar direito capoeira, me chamavam de robô. Os que me incentivavam eram os que eu dei os nomes ai acima, pois são os que ate hoje continuam na capoeira, com exceção do Lambari. 

  Quando fui morar em Porto Alegre deixei o  Grupo Ossoxí e la passei por outros grupos como Raízes do Sul e Muzenza, mas o dinheiro ainda era o ponto crucial,  se treina-se não comia e se comia não treinava, até que, um certo dia, um Colega me convidou para dar uma volta no Parque Marinha do Brasil, eu não imaginava que aquele colega de emprego também era capoeirista e estava justamente indo para uma roda de capoeira. 

 Eles se reuniam todos os finais de semana para trocar ensinamentos uns com os outros pelo mesmo motivo que eu "dinheiro". Lá não havia professores mas haviam regras pois existiam muitos capoeiras que treinavam a semana toda e saiam aos finais de semana para treinar e passar o que tinham aprendido com os menos favorecidos. Então a regras era obvia se um trocar porrada todos vão trocar também vamos nos defender pois somos minorias e não temos um

Este é meu Mestre Pop Lainy, este sou eu e este outro
e o Mestre king amigo de meu mestre  vai encarar????
hahahah!

treinamento como eles, mas ali eu começava a aprender o que muitos chamavam de capoeira de rua, vou citar aqui alguns dos capoeiristas que se reuniam no Marinha Gato seco, Duas Pancada, Alemão, Cebola, Chocolate, Soldado, Militar.  Lá eu recebi meu apelido Tiririca , pois quando derrubei um cara, ele disse: "Vê se não me corta como Tiririca".(Tiririca : mato que corta como uma faca, tem gumes) Ele não queria que eu o machucasse mas mal sabia ele que minha capoeira não era la grande coisa, dai o pessoal começou a me chamar de Tiririca e é Tiririca até hoje sem vergonha alguma, pois acho honrado meu apelido, apesar de alguns pensarem que deriva do palhaço. 

Professor Calango e eu vadiando

Gente 15 anos de Capoeira não são quinze dias se contar cada fato meu blog vai contar só da minha vida e não e isto que quero . vou pular ate a fase que chega na palavra Open capoeira. Sempre tive muita vontade de ir jogar capoeira no Open que acontece em Curitiba O ano Passado Mestre Pop Lainy do Grupo Guerreiros dos Palmares convidou eu o Professor Calango para seu evento o Open Brasil aquilo para mim era um máximo pois eu e o Professor Calango estávamos sem um Grupo devido a nossas ideologias queríamos uma capoeira para todos pois nossas vidas não foram fáceis no mundo da capoeira e o ponto que sempre implicou foi o dinheiro, então fomos ao Parana em Curitiba ao evento do Mestre Pop e lá não

A força de vontade que nos faz crescer!

encontramos um Mestre encontramos um homem que antes de tudo ama a Capoeira ta aberto para debater e discutir de capoeira dia e noite sempre brincando e rindo viu que nossa situação financeira não era das melhores e disse: - Porra Tiririca 14 anos de Capoeira e ainda e aluno cara isto não ta certo você vai se batizar aqui no meu evento e me paga quando poder não e o dinheiro que me interessa mas a pessoa que você é o que faz pela capoeira . O Open porque quero uma capoeira que todos possam participar sem quererem se engrandecer la ao som do berimbau do Mestre Pop lainy Pr, Mestre King Rj, Professor Brasil Pr no pandeiro Mestre Sombra Sc e no atabaque Professor Cassua Pr eu fiz um juramento para mim mesmo e para a capoeira agachado. Já que você tanto lutou por mim capoeira e sempre fez com que o mundo conspirasse para que eu estivesse em contato com você vou agora fazer o mesmo por você. Naquele dia senti um frio correndo minha espinha um frio na barriga de iniciante e parti para Jogar Capoeira acho que foi um dos melhores Jogos que fiz na minha vida foram cinco Mestres e quase trinta minutos de jogo foi 

Evento do Open capoeira

maravilhoso para mim parecia uma criança brincando em uma roda um respeito mutuo não via cordas só via capoeiristas adoraria mostrar este evento para vocês mas meu celular deu pau e não gravou mais sei que esta gravado na cabeça das quase mil pessoas que estavam lá entre capoeiristas a admiradores dela na viagem de volta para Rio Grande do sul vim pensando Open Capoeira = Aberto capoeira ou Capoeira Aberta então disse ta ai quero uma capoeira 

Monitor Polenta,Instrutor Sal ,Mestre Gavião
Monitor Tiririca e Aluno Tolá

aberta limpa e sem ganancia para todos vou buscar tudo o que posso para ajudar aqueles menos favorecidos e que gostam de capoeira uma das primeiras pessoas a eu adicionar no face foi o Francisco ele treina capoeira em angola onde la da aulas para algumas crianças e adolescente hoje através do skype dou aulas de

Prof.calango,Mestre Kinkas,Monitor Sagui
e Monitor Tiririca

 historias da Capoeira e de capoeiras para ele sempre que posso ele é uma das pessoas que mais me incentiva e me pede materiais e aulas sobre toques etc... E foi uma das unica pessoas que jamais me indagou qual era meu Grupo qual era minha Graduação pois para ele o que importa e que somos capoeiras e ponto final. Então para mim no dia de hoje eu agradeço a capoeira por conhecer sete estados brasileiros cinco países e centenas de cidades hoje meu site corre mais de 13 países tem um considerável trafego de 900 capoeiristas mês para muita gente pode não parecer muito mas pra mim é pois não quero mais do que eu possa carregar.Obrigado  aos Capoeirista de todo o mundo. eu amo a capoeira.

0 comentários :

Postar um comentário

 

Volta do mundo

Dihitt

Open Capoeira no Mundo

free counters

Total de visualizações de página

Site Protegido