Ads 468x60px

Create your own banner at mybannermaker.com!

Capoeira: o esporte de séculos


O JOGO – A capoeira surgiu no Brasil a partir do século XVI, mas a sua data é celebrada em 3 de agosto.
 A capoeira é um esporte que começou no século XVI, na época em que o Brasil era colônia de Portugal, pois vieram escravos africanos para trabalharem, principalmente em fazendas do nordeste brasileiro, e eles faziam danças ao som de música.
Quando os escravos chegaram ao Brasil, os africanos com a necessidade de se protegerem contra a violência dos senhores de engenho começaram a pratica o jogo da capoeira, o que foi adaptado a um tipo de dança africana.

A prática da capoeira foi proibida no Brasil, pois era vista como algo violento, mas no ano de 1930, um capoeirista brasileiro, o mestre Bimba, apresentou a luta para o Presidente Getúlio Vargas, e o mesmo começou a ter adoração pela arte, sendo que a transformou em esporte nacional.
O dia do capoeirista é celebrado em 3 de agosto, devido a criação de Lei, no ano de 1985, pelo Governo do Estado de São Paulo.
Em meio de muitos adoradores da arte capoeira, Ricardo Dias Gonçalves, 26 anos, não pode ficar de fora, pois é amante do esporte desde bem pequeno.
“Nasci com a vontade de ser capoeirista, pois desde criança sempre demonstrei interesse. Via meu mestre de capoeira, o mestre Nego, passando pelas ruas com o berimbau e ficava fascinado, até que um dia resolvi segui-lo e comecei a praticar, isso em 1999”, conta Ricardo Dias.
Dias é monitor de capoeira no CRAS, em que começa a ensinar crianças a partir de 6 anos de idade. E também é integrante da Associação de Capoeira Contemporânea Filhos do Bonfim.
“Todos os momentos da capoeira são marcantes, e o jogo precisa de um espaço maior na cidade para que toda a população possa praticá-lo, pois se houvesse uma maior divulgação certamente mais pessoas estariam praticando”, diz o monitor do CRAS.
Dentre seus alunos diversos são esforçados, entre eles um que está praticando há apenas sete meses e mesmo tendo encontrado dificuldade no início, hoje tem um ótimo desempenho. Outro fato que animou o monitor foi a de uma aluna de 42 anos, que prática o esporte há um ano e tudo começou após ouvir sobre a capoeira.
“Ela é muito esforçada e se interessou depois que passou em frente de onde treinamos e se encantou pelo som do berimbau. Está há um mês com a gente e tem demonstrado excelente desempenho”, conta Ricardo.
O sobrinho de Ricardo, Fernando Dias, de 17 anos, também é apaixonado pela capoeira, pois quando criança vendo o tio tocar berimbau foi se interessando e ingressou na área com quatro anos, tendo permanecido até os dias atuais.
“As pessoas que tem vontade e admiram o esporte devem praticar. Todos devem ir a um treinamento, conhecer a arte e ai sim pegar gosto. As pessoas vão aprendendo aos poucos e por etapas. Digo que qualquer pessoa pode praticar, depende da força de vontade, já que a capoeira faz bem para o corpo e mente, e isso devo muito ao meu mestre Nego”, conclui Ricardo.
Interessados têm espaço
As pessoas que se interessarem devem procurar o monitor no CRAS as segundas, quartas e sextas-feiras no horário das 7h às 9h. Interessados ainda podem entra em contato pelos telefone 9131-1440 (professor Rogério), 9187-8672 (monitor Lemão) e 9249-0528 (mestrando Nego).
Nos dias 13 e 14 de outubro será realizado na cidade de Cravinhos atividades comemorativas ao 3º Batizado de Capoeira, em que haverá troca de cordas e formaturas da Associação Contemporânea Filhos de Bonfim e Associação de Capoeira da Iuna, com as formaturas do mestrando Nego e do professor Rogério.
Reportagem: Jamila Grecco
Fonte:atribunaregional

0 comentários :

Postar um comentário

 

Volta do mundo

Dihitt

Open Capoeira no Mundo

free counters

Total de visualizações de página

Site Protegido